sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

COMBATENTE FLORESTAL / MARÇO DE 2014
BUENOS AIRES - ARGENTINA


VEÍCULOS ESPECIAIS PARA BOMBEIROS


quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

REFLEXÃO 
"O FUTURO ESTA NAS SUAS MÃOS"


EQUIPE DOS BOMBEIROS CIVIS VOLUNTÁRIOS DE PARACATU - MINAS GERAIS; FORAM ACIONADOS NA MANHÃ DESTA QUINTA FEIRA (30-01-2014) PARA CAPTURAR UM FILHOTE DE GATO QUE ENCONTRAVA-SE RETIDO NO ALTO DE UMA ARVORE EM FRENTE AO PRÉDIO DA JUSTIÇA FEDERAL DE PARACATU. APÓS UM BREVE PERÍODO DE AVALIAÇÃO  E EXECUÇÃO DE RESGATE, O ANIMAL FOI CAPTURADO E ENTREGUE Á UMA FAMÍLIA QUE PRONTAMENTE RECOLHEU O FELINO HÁ UM NOVO LAR. 

OBSERVAÇÕES: FICA AQUI REGISTRADO PARA DEVIDOS FINS QUE EMBORA O PEQUENO FILHOTE PAREÇA INOFENSIVO; NO ATO DA CAPTURA DO MESMO UM DOS BOMBEIROS FOI MORDIDO PELO FELINO. SENDO NECESSÁRIO AVALIAÇÃO MEDICA E APLICAÇÃO DE MEDICAÇÃO ANTIRRÁBICA DURANTE (01) MÊS. NUNCA SUBESTIME UM PEQUENO ANIMAL PELO SEU TAMANHO. QUANDO ACUADO O ATO AGRESSIVO TORNA-SE FATO, OU MELHOR DIZENDO DEFESA... 


BOMBEIROS CIVIS VOLUNTÁRIOS EMPENHADOS NESTA OCORRÊNCIA.
SILVIO FERNANDES - CARLOS AUGUSTO - PAULO ASSIS E SUELEN



PRAZEROSAMENTE (A) EQUIPE DOS BOMBEIROS CIVIS VOLUNTÁRIOS DE PARACATU; PARTICIPARAM NA MANHÃ DESTA QUINTA FEIRA (30/01/2014) DE UM BELÍSSIMO EVENTO EM FAVOR DA PAZ; PROMOVIDO PELO (CRAS) CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PARACATU. AGRADECEMOS A TODOS (AS) PARTICIPANTES POR LEVANTAR ESTA BANDEIRA EM FAVOR DA PAZ EM NOSSO MUNICÍPIO.












quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

REGISTRADO NO FINAL DA TARDE DESTA QUARTA FEIRA (29/01) COLISÃO ENVOLVENDO MOTOCICLETA E UM COLETIVO DA EMPRESA SERTANEJA. ACIDENTE ACONTECEU NA AVENIDA OLEGÁRIO MACIEL EM FRENTE AO TERMINAL RODOVIÁRIO DE PARACATU. PACIENTE DO SEXO (M) (19) ANOS GLASGOW (15) TS (12) APRESENTANDO FCC (FERIMENTO CORTO CONTUSO) EM MI(E) MEMBRO INFERIOR ESQUERDO; MOVIMENTOS DOS (04) MEMBROS PRESERVADOS; ACIANÓTICO; EUPNEICO APÓS IMOBILIZAÇÃO CONDUZIDO AO HOSPITAL MUNICIPAL PARA TRATAMENTO DEFINITIVO. BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS PAULO ASSIS; SILVIO FERNANDES; CARLOS AUGUSTO E SUELEN PARTICIPARAM DESTE ATENDIMENTO.


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O USO ADEQUADO DO EQUIPAMENTO CHAMADO DE MATO CACHORRO NA MOTOCICLETA IMPEDIU QUE A PERNA DO PACIENTE FOSSE ESMAGADO DEBAIXO DAS RODAS DO ÔNIBUS.




terça-feira, 28 de janeiro de 2014

"PARCEIROS EM FAVOR DA VIDA"

RONEI E MARIA EUNICE
RUA RICARDO ADJUNTO, 430
PARACATUZINHO MG
(38) 3671-4707



domingo, 26 de janeiro de 2014

PLANOS E AÇÕES OPERACIONAIS EM GRANDES INCÊNDIOS EM EDIFICAÇÕES.
AÇÕES EXECUTADAS NESTA OCORRÊNCIA
ZONA QUENTE: LANÇA ELEVATORIA PARA COMBATE DIRETO AS CHAMAS
ZONA MORNA: RETIRADA DE VITIMAS COM ESCADA MAGIRUS E TIROLEZA
ZONA FRIA: DESLOCAMENTO DAS AMBULÂNCIAS COM PACIENTES
APOIO AEREO PARA INTERVENÇÕES FUTURAS
LOCAL PROVIDO DE HIDRANTES
 

PREZADOS COMPANHEIROS (AS) LEITORES (AS) E SEGUIDORES DOS TRABALHOS PREVENCIONISTAS E OPERACIONAIS QUE DESENVOLVEMOS HÁ MAIS DE 20 ANOS GRAÇAS AO NOSSO BOM "DEUS". DIANTE DE TANTAS DIFICULDADES ESTE TIPO DE TRABALHO; RESGATE EM ALTURA SEM DUVIDA É UM DOS MAIS DIFÍCEIS E DESAFIANTE QUE EXISTE POIS ELE EXIGE MUITO CONHECIMENTO E DEDICAÇÃO DE QUEM EXECUTE ESTE TRABALHO. AO SE COMENTER UM PEQUENO ERRO AS CONSEQUENCIAS SÃO GRAVES. SEGUNDO ESTUDOS QUANDO PERCEBEMOS QUE ESTAMOS CAINDO JÁ DESCEMOS 20 METROS? POR ISSO QUE É IMPORTANTE MUITO TREINAMENTO E EXCELENTES EQUIPAMENTOS NA EXECUÇÃO DESTA ATIVIDADE.
 

OBSERVE ATENTAMENTE AOS SINTOMAS DO TRANSTORNO BIPOLAR! NA PRESENÇA DOS SINTOMAS DESCRITOS NÃO FAÇA ALTO MEDICAÇÃO? PROCURE UM MEDICO.
 



sábado, 25 de janeiro de 2014

RESGATE TOTAL - METODOS DE EXTRICAÇÃO VEICULAR
FIQUE POR DENTRO DE TUDO ACESSANDO O LINK ABAIXO
 
 
 
 
 

VISITE O SITE ABAIXO E MANTENHA-SE INFORMADO DE NORMAS E EQUIPAMENTOS.

http://specopsblog.blogspot.com.br/2014/01/recall-rescyou-crevasse-rescue-tool.html
SEGUE ABAIXO ÓTIMAS REFERÊNCIAS QUANTO AO USO CORRETO DOS EQUIPAMENTOS DE TRABALHO EM ALTURA; EM CONFORMIDADE COM NORMAS BRASILEIRAS NR/35 E (CE) COMUNIDADE EUROPEIA. USO INCORRETO DOS EQUIPAMENTOS PROVOCA SERIOS ACIDENTES E DANIFICA OS MATERAIS.
 

 
NAS IMAGENS ABAIXO PODEMOS VISUALIZAR A FORMA CORRETA QUANTO AO USO DOS MOSQUETÕES; EVITANDO ASSIM FORÇAS TRANSVERSAIS INADEQUADAS.
 


BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE PARACATU - MINAS GERAIS
25 DE JANEIRO DE 2014 / APRESENTAÇÃO DE NOVO UNIFORME
 
ADOTADO PELA EQUIPE OPERACIONAL DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE PARACATU OS IMPLEMENTOS ABAIXO DESCRITOS E VISUALIZADOS.
PORTA TRECO PERSONALIZADO - BOINAS E BOLACHA DE IDENTIFICAÇÃO
 
EQUIPE OPERACIONAL DE BOMBEIROS EM PARACATU
SILVIO FERNANDES - CARLOS AUGUSTO - PAULO ASSIS E SUELEN
 



sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Bombeiros Voluntários de Paracatu - Minas Gerais
Confie em você mesmo! ouça sempre o som do coração...
 
"Jamais espere que alguém te diga o que fazer"
 

"A Imagem vale mais do que mil palavras"
Pura realidade do nosso dia a dia
 

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014




Hospital João XXIII atende quase 500 pessoas por ano para a retirada de anéis
Unidade adota uma técnica especial que evita o corte do acessório. Inchaço causado por anel apertado pode levar à perda dos dedos

Publicação: 22/01/2014 
Acessório que, aparentemente, não representa nenhum risco à saúde, os anéis são responsáveis por ocorrências que envolvem cerca de 480 atendimentos por ano no Hospital João XXIII (HJXXIII), da Rede Fhemig, maior hospital de pronto Socorro da América Latina. Artigo de uso comum entre mulheres e homens das mais variadas idades, os anéis são os protagonistas de casos que requerem a sua retirada devido ao inchaço (edema) dos dedos (seja das mãos ou dos pés), em geral causado pela inadequada utilização do acessório. Os acidentes são mais frequentes em mulheres jovens, mas há um número considerável de casos envolvendo homens.

O médico cirurgião do HJXIII Luiz Antônio Paulino ressalta que, em média, o ambulatório de sutura do hospital atende cerca de 40 casos por mês. Paulino afirma que o uso de anéis traz consigo o risco da perda do dedo uma vez que o inchaço causado pelo uso incorreto pode provocar a alteração da circulação. Assim, o médico recomenda a compra do objeto observando-se a medida correta.

Como primeira ação a ser adotada, antes mesmo de se chegar ao hospital, é importante manter o braço elevado acima da altura do ombro por alguns minutos para que o dedo vá desinchando. Sempre que perceber alguma ferida na região entre o dedo e o anel, é recomendável a retirada do acessório antes que aconteça algum processo inflamatório. Também deve ser evitado o uso de anéis de aço, pois eles são mais difíceis de cortar, caso seja necessário.

Técnicas de retirada

São várias as técnicas para a retirada dos anéis nessas circunstâncias, o uso de cada uma delas vai depender das condições do dedo atingido. Desse modo, pode ser utilizado fio de sutura (nylon) enrolado ao dedo, alicate especial para corte do anel e o método, atualmente mais empregado pelo HPS, da fita feita a partir de esparadrapo dobrado e introduzido no espaço entre o dedo e o anel com a ajuda de uma solução oleosa que permite o deslizamento do anel, o que evita cortar o acessório. Todavia, a adoção das técnicas que não implicam no corte do anel ficam impedidas nos casos de presença de ferimento, fratura ou luxação do dedo inchado.

Passo a passo para a utilização da técnica do esparadrapo

1º:Corte uma tira de esparadrapo de aproximadamente 20 cm de comprimento por 3 cm de largura. Caso não tenha esparadrapo, utilize uma fita de tecido ou até mesmo aquelas utilizadas para enfeitar embalagens de presentes.

2º:Dobre o esparadrapo ao meio (de forma que a fita fique com 1,5 cm de largura) para que a pele não tenha contato com a cola.

3º:Coloque a fita entre o anel e o dedo com o auxílio de uma espátula de madeira ou outra objeto semelhante que não seja pontiagudo.

4º: Puxe a fita de modo que as duas extremidades fiquem do mesmo tamanho.

5º: Lubrifique o dedo utilizando solução oleosa como óleo mineral, vaselina ou óleo de cozinha, isto facilitará o deslizamento da fita sobre o anel.

6º:Com uma mão segure a fita puxando-a em direção à ponta do dedo e girando a fita no sentido horário. Use o seu polegar e o indicador para empurrar o anel auxiliando a sua retirada.

Símbolo de afeição

Apesar dos riscos, um número significativo de pessoas insiste em manter os anéis ainda que apertados, pois estabelecem uma relação afetiva com o objeto. Muitas vezes, eles representam a lembrança de alguma pessoa com a qual têm ou tiveram uma relação de afeto. Todavia, é de bom senso utilizar formas alternativas para usar o uso do anel sem, necessariamente, colocá-lo no dedo. Uma possibilidade é utilizá-lo em uma corrente como se fosse um pingente.

Disseminar o conhecimento

Para facilitar a assistência nos casos de anéis que se prendem ao dedo, o médico da Rede Fhemig acredita que é importante os profissionais dos postos de saúde serem treinados para a adoção das diversas técnicas, pois não é incomum a chegada de pacientes ao Hospital João XXIII, principalmente durante a madrugada, ou após terem percorrido os postos de saúde e/ou unidades de pronto atendimento cujos profissionais não dominam a metodologia.
 


quarta-feira, 22 de janeiro de 2014


SOMENTE ATRAVÉS DE MUITO CONHECIMENTO E TREINAMENTO SEREMOS BONS EM NOSSA PROFISSÃO. FICA AQUI MEUS PARABÉNS A TODOS (AS) QUE SE DEDICAM EM SALVAR VIDAS. BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE PARACATU (38) Vivo 9830-7036 (31) Tim 9498-3099


REGISTRADO NA TARDE DESTA TERÇA FEIRA (22/01/14) MAIS UMA SAÍDA DE PISTA, SEGUIDO DE CAPOTAMENTO. OCORRÊNCIA REGISTRADA NA BR/040 PRÓXIMO AO KM 50 SENTIDO PARACATU. FELIZMENTE HOUVE APENAS DANOS MATERIAIS; OS (03) TRÊS OCUPANTES DO VEICULO HILUX NÃO SOFRERAM NENHUM FERIMENTO. BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS ESTIVERAM NO LOCAL PARA REGISTRO DOS FATOS E APOIO VIÁRIO.




terça-feira, 21 de janeiro de 2014

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

DESENCARCERADOR WEBER HYDRAULIK
TREINAMENTO REALIZADO NA TARDE DESTA SEGUNDA 
FEIRA (20/01) NO FERRO VELHO DO GUERREIRO.

SUELEN
BC - TAMPINHA




BC - LAUANE
MASCOTE DA EQUIPE






BRUNO DUARTE
BC - RECRUTA ZERO


domingo, 19 de janeiro de 2014

CHUVA FORTE TIPICÁ DE VERÃO PROVOCOU A QUEDA DE VÁRIAS ARVORES NA TARDE DESTE DOMINGO (19/01) EM PARACATU. NAS FOTOS ABAIXO OS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS PAULO ASSIS E SILVIO FERNANDES FIZERAM SUPRESSÃO TOTAL DE UMA ARVORE DE GRANDE PORTE QUE CAIU E FECHOU UMA DAS PISTAS SENTIDO JOÃO PINHEIRO. OCORRÊNCIA REGISTRADA NA BR/040 PRÓXIMO AO KM 40.3.




AO TRATORISTA ANÔNIMO QUE NÓS DEU APOIO NESTE DOMINGO (19/01) NA BR/040 NA LIBERAÇÃO DA PISTA. REGISTRO AQUI O NOSSO MUITO OBRIGADO PELO SEU APOIO SEM SOLICITAR NADA EM TROCA.



NESTE DOMINGO (19) DE JANEIRO DE 2014; A BR/040 ESTAVA REPLETA DE ANJOS. AQUI APARECEU UM TRATORISTA PARA AJUDAR OS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS NA LIBERAÇÃO DA PISTA. EM OUTRA INTERVENÇÃO NAS FOTOS ABAIXO; FAMILIARES USUÁRIOS DA RODOVIA AO SE DEPARAR COM UM ACIDENTE NÃO PENSARAM DUAS VEZES, PARARAM E DERAM ASSISTÊNCIA AOS FERIDOS ATÉ A CHEGADA DA EQUIPE DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE PARACATU.