segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A rua é de todos.
Quando cada um faz
o seu papel, todo
mundo sai ganhando


Por uma convivência melhor
Duas rodas
Os acidentes fatais com motos são os 
que mais crescem no Brasil. Entre 2001
e 2011, as mortes subiram 263,5%.

Pedestres - Pedestres têm prioridade, mas também têm obrigações. Atenção
às sinalizações de travessia, caminhe sempre pelas calçadas ou, na ausência
delas, pelos acostamentos.
Quando estiver usando equipamentos como skate, patinetes e patins, preste
atenção na sua segurança e também dos outros pedestres. Jamais siga pelas
vias de tráfego.

Bicicleta - É obrigatório ter campainha, sinalização noturna dianteira, traseira
lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.
Sempre que houver ciclovias, o ciclista deve circular dentro de seus limites; na
ausência delas, mantenha-se na via mais lenta, no centro da faixa.
Sinalize claramente cada manobra e estabeleça contato visual com condutores
dos outros veículos.
Sempre mantenha as duas mãos no guidão.

Carro - É importante prestar atenção aos veículos de menor porte, como ciclistas
e motos, respeitando a distancia lateral de 1,5 metro para ultrapassagem.
Evite costurar o trânsito em busca de velocidade e, quando for realizar conversões
troque de faixas com antecedência.
Respeite as sinalizações de outros condutores, dando passagem quando solicitado.

Moto - É obrigatório o uso de capacete para o motociclista e para o passageiro
além de respeitar todas as normas do CTB, como não ultrapassar pela direita.
É proibido ao condutor costurar o trânsito e trafegar entre as faixas.
Em SP, há restrições ao tráfego nas vias expressas da marginal Tietê e regras
especificas para motoboys e motofrete, ensinadas em um curso obrigatório.
Porém, a fiscalização com multas ainda não começou.
FONTE: METRO 25 de setembro de 2013


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