quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

DEFESA CIVIL

UM DIREITO DA POPULAÇÃO
UM DEVER DA PREFEITURA

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
GABINETE MILITAR DO GOVERNADOR
COORDENADORIA ESTADUAL DE DEFESA CIVIL

Todo município deve estar preparado para atender imediatamente a população atingida por qualquer tipo de desastre, reduzindo perdas materiais, ambientais e humanas.
Ministério da Integração Nacional

O que é Defesa Civil?
É um conjunto de ações preventivas, preparativas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas coordenadas e realizadas pela Prefeitura, destinadas a evitar os efeitos dos desastres provocados pela natureza e pelo homem, garantir a segurança, a tranquilidade das pessoas e das comunidades em situações de perigo e risco.

Como deve agir a Defesa Civil da sua cidade?
Quando a cidade tem a sua Coordenadoria Municipal de Defesa Civil organizada, mantida e coordenada pela Prefeitura, a população tem a segurança de contar com um trabalho continuo de prevenção e de preparação da cidade para atuar antes, durante e depois de um desastre.

AÇÕES PREVENTIVAS DA DEFESA CIVIL.
Prevenção de desastres:
Conjunto de ações cujo objetivo é impedir ou evitar que eventos adversos, naturais ou gerados pela atividade humana, causem danos. Por exemplo: mapeamento das áreas de risco, campanhas educativas para alertar as comunidades, desassoreamento dos rios, prevenção das matas ciliares, limpeza de esgotos e bueiros e contenção de barrancos entre outras.

Preparação para emergências e desastres:

Conjunto de medidas e ações para reduzir ao minimo as perdas de vidas humanas e outros danos, organizando oportuna e eficazmente as ações que devem ser realizadas em caso de acidentes. 
Exemplos: Confecção do plano de contingência, manutenção de uma equipe treinada para socorro, instalação de sistema alerta e alarme, dentre outros.

AÇÕES DA DEFESA CIVIL DURANTE UM ACIDENTE
Resposta aos desastres: 
Ações desenvolvidas durante um desastre e que têm por objetivo salvar vidas, reduzir o sofrimento das pessoas e diminuir as perdas. Essas ações devem ser previamente estabelecidas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. Só quem conhece a realidade da cidade pode antever os acontecimentos e elaborar as ações que devem ser executadas nos momentos de dificuldades.

AÇÕES DA DEFESA CIVIL DEPOIS DO ACIDENTE.

Reconstrução preventiva:
São as ações coordenadas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e pela Prefeitura que têm como objetivo recuperar os danos físicos, sociais e econômicos da cidade a um nível de qualidade e funcionalidade igual ou superior ao existente antes do evento adverso. As ações devem evitar que o mesmo acidente ocorra novamente.
QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DA CIDADE NÃO TER UMA DEFESA CIVIL?

O acelerado crescimento urbano, as drásticas mudanças de clima e os constantes desequilíbrios realizados pelo homem são algumas causas que tornam a criação da Defesa Civil uma ação fundamental para administração de uma cidade. Conheça algumas consequências de uma cidade sem a Defesa Civil Municipal:

1) O município fica desprovido de ações de prevenção e preparação da comunidade para o enfrentamento dos desastres.

2) As comunidades não tem conhecimento de que residem em área de risco, ficando totalmente vulneráveis aos desastres.

3) A cidade sem a sua Defesa Civil não recebe recursos federais do Ministério da Integração Nacional para reconstrução de áreas atingidas por desastres.
Outras informações: www.defesacivil.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário